top of page
8315e95544c2be604279ddccac4c00c1.png

ACELERAMOS O VOLVO XC40 MOMENTUM HÍBRIDO.



Classificar um Volvo como "carro de entrada" parece, inicialmente, um acinte. No entanto, o temro é perfeitamente cabível quando há mais de uma versão para o mesmo modelo. Neste caso, a variante que oferece menos recebe tal nomenclatura, mesmo que tenha atributos muito melhores que uma série de outros produtos (muitas vezes na mesma faixa de preço). É o que acontece com o Volvo XC40 T5 Momentum Hybrid Recharge. O nome é comprido, assim como

são amplas as suas qualidades. E é o carro de entrada na gama que tem as versões Inscription e R-Design. A Revista Auto Aventura testou o modelo. E gostou.


Para começar: é um híbrido, seguindo a filosofia eletrificada da Volvo, que não trará mais carros totalmente a combustão para o mercado brasileiro. E como um bom sueco, tem bom gosto em seu design. O SUV compacto recebe friso diagonal na grade, lanternas traseiras no estilo bumerangue que invadem as laterais e os faróis com luzes diurnas em forma de T. O modelo tem faróis full-led automáticos, quadro de instrumentos de 12,3" configurável, ajuste elétrico dos

bancos com duas memórias, carregador de celular por indução e freio de estacionamento elétrico.


Lá dentro, o acabamento é suave. Os bancos são revestidos em couro e nobuck e o interior tem várias superfícies emborrachadas, com multimídia vertical de 9". No porta-malas cabem 460 litros. No banco do passageiro tem a charmosa bandeirinha da Suécia e o modelo tem carregamento de celular por indução. Na segurança...bem, é um Volvo. O XC40 tem frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de velocidade de cruzeiro configurável e os serviços de concierge e on call.



Sob o capô estão (sim, no plural) um 1.5L turbo 3 cilindros a gasolina, que entrega 183 cv de potência e 27 kgfm de torque. Junto com ele está o elétrico, que oferece 83 cv e 16,3 kgfm. A potência combinada é de 266 cv e 43,3 kgfm. Vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e atinge 205 km/h. As rodas são de 19". E consumo? Espere algo próximo dos 20 km/l na cidade. São cinco modos de condução: Hybrid, Individual, Power, Pure e Off Road.


Para entrar no XC40 é preciso estar com a chave e a abertura das portas acontece de modo automático. Com partida por botão, o modelo acende o "ready" no painel para dizer que a aventura começa. Para arrancar e nas desacelerações entra o motor elétrico, que regenera a bateria, mas você pode contar também com o carregador portátil para recarga em casa ou ir até um eletroposto. Com a carga completa o XC40 te dá 47 km de rodagem no modo totalmente elétrico. A rodagem é suave. O motor entrega exatamente o que se espera diante da configuração que tem. Andamos a maior parte do tempo no modo Hybrid, mas arriscamos um modo Power. Neste momento o XC40 dá a sensação de que o banco lhe "empurra para a frente". Nos modos menos ariscos, o que se ouve é...nada, pois o silêncio é predominante, principalmente em um dirigir mais suave, deixando o motor elétrico trabalhar. O modelo conta ainda coim B Mode, o sistema em que a desaceleração já funciona como um freio motor.


O espaço interno é suficiente e a suspensão não permite "chacoalhadas" no asfalto imperfeito.Então, o que falta? Com relação a outras versões, o XC40 Momentum não tem teto solar, nem paddle shifts atrás do volante para trocas manuais de marchas. Honestamente? Sentimos mais falta dos paddle shifts. Quer saber o preço? Em torno de R$ 270 mil.







Paulo Rogério

Colonista

O portal de notícias dos motoristas da Baixada Santista

com os principais acontecimentos da região, além de

notícias do Porto, trânsito, serviços e transporte.

Endereço: R. Bittencourt, 111 - Vila Nova  - Santos - SP
WhatsApp: (13) 98176-2930
Email: jmreportagem@gmail.com

JORNAL MOTORISTA 2021 / 2025 - Todos os Direitos Reservados 

bottom of page