CNH PARA PESSOAS IDOSAS
- Wagner Santos
- 19 de out. de 2023
- 1 min de leitura

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma idade limite para a condução de veículos no Brasil. Além disso, com a idade sendo cada vez menos um fator de debilitação da pessoa, nossos idosos são mais ativos do que nunca.
Mesmo assim, a legislação exige que todo condutor, independentemente da idade, esteja mental e fisicamente apto para dirigir. Isso significa que algumas funções cognitivas, como a capacidade de atenção, visão, audição, memória, mobilidade e reflexos devem estar em pleno funcionamento.
A renovação da CNH para pessoas idosas varia de acordo com o estado, mas o processo geralmente segue algumas etapas comuns. O primeiro passo é agendar um horário de atendimento no Detran da sua região.
Os documentos necessários para a renovação incluem o RG, a CNH, o CPF e um comprovante de residência. Também é importante levar a comprovação de pagamento da taxa de arrecadação.
A frequência de renovação da CNH varia de acordo com a idade. Normalmente, é necessária a renovação a cada 10 anos até os 49 anos, a cada 5 anos entre 50 e 69 anos, e a cada 3 anos a partir dos 70.
A taxa de renovação da CNH pode variar de 80 a 300 reais, dependendo do estado. mas em alguns estados é possível solicitar a isenção de taxa para idosos com mais de 65 anos.