top of page
8315e95544c2be604279ddccac4c00c1.png

PESQUISA VAI MEDIR A INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO EM 5 MUNICÍPIOS DA BAIXADA SANTISTA

  • Foto do escritor: Wagner Santos
    Wagner Santos
  • 1 de mar. de 2022
  • 3 min de leitura

Levantamento será realizado na segunda quinzena de março em Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá e Peruíbe, cidades em que os atuais prefeitos não podem mais concorrer à reeleição

A ideia é ouvir 1.060 ou 1.500 moradores-eleitores em cada um dos cinco municípios e incluir o maior número possível de reais pré-candidatos - (foto: reprodução)


Em outubro desse ano tem eleição: exatamente em 2 de outubro. Será a hora de escolher o presidente da República, o Governador do Estado, um senador e dois deputados, no caso um federal e outro estadual. Eleições gerais, no País todo. Em termos de Brasil, o eleitorado total é de 147.151.416 brasileiros. Já no Estado de São Paulo, 32.065.144 eleitores. A nove cidades da Baixada Santista, em conjunto com as 22 do Vale do Ribeira somam 1.629.717.


Números postos, a verdade é que uma outra eleição já está em curso nesse momento. A de 2024, ou seja, a que trata da sucessão municipal. Muitos dos que se apresentam como candidatos agora estão de olhos no cargo de prefeito e acreditam que outubro próximo pode cacifá-los para a chefia do Executivo em seus municípios.


Há um pouco de tudo. Há vereadores que vão largar o mandato no meio para disputar a eleição. Há deputados, estaduais e federais, que vão tentar a reeleição sonhando com 2024. Há ex-candidatos à prefeito, derrotados em 2020, que vão partir para a disputa buscando fortalecer o nome, etcetera, etcetera e etcetera.


ree

A Badra Pesquisas trabalha na formatação de uma metodologia que permita efetivamente aferir o cenário atual (foto: reprodução)


Nas cidades onde os atuais prefeitos não podem mais disputar a reeleição, o clima é quente, efervescente, com muitos postulantes desejando receber a mesma benção, isto é, doidos para serem o candidato da situação, aquele que o prefeito vai apoiar. Na Baixada Santista, esse cenário acontece em Bertioga, Cubatão, Guarujá, Mongaguá e Peruíbe. Uma ressalva: em Cubatão, tal a reprovação de Ademário Oliveira, o sentimento é de apoio reverso, que na prática que ninguém, nesse momento, deseja tê-lo no palanque. Sobram sorrisos amarelos em Cubatão.


Tudo isso posto, e sempre antenado com o que acontece nos bastidores políticos dos municípios da Região, o Portal BS9 se reúne com a equipe técnica da Badra Comunicação, logo após o Carnaval, em busca de consolidar uma nova parceria no sentido de identificar quem, hoje, está no coração e na mente do eleitor, com vistas às eleições de 2024. “A gente quer participar ativamente desse processo. E, diferentemente dos políticos, a gente se faz presente durante todo o mandato e não só em ano de eleição. É assim que se contribui para construir uma maturidade eleitoral”, explica Cláudio Barazal, diretor executivo do Portal BS9.


Segundo ele, o instituto já topou a conversa, mas trabalha na formatação de uma metodologia que permita efetivamente aferir o cenário atual, uma vez que há postulantes que hoje estão no mesmo partido, por exemplo. “O Maurício (Juvenal), da Badra, defende que não se coloque, na pesquisa, nomes de quem vai disputar a eleição em outubro de 2022. No entendimento dele, é uma afronta, um desrespeito ao voto do eleitor, políticos que largam o mandato para o qual foi eleito. É uma tese que precisa ser avaliada e respeitada, ainda que eu não concorde”, explica Barazal.


ree

A Badra Pesquisas acertou o resultado das eleições de 2020, em oito dos nove municípios em que fez pesquisa (foto: reprodução)


Na expectativa do diretor-executivo do BS9, esse levantamento deve ocorrer na segunda quinzena de março. “Vale lembrar que a Badra acertou o resultado das eleições de 2020, em oito dos nove municípios em que fez pesquisa. Só errou em São Vicente e, ainda assim, por conta do atentado criminoso contra um dos candidatos, o que mudou o curso da eleição. A Badra tem a mesma nota que, por exemplo, o DataFolha, ou seja, alta credibilidade”, argumenta.


Por fim, Barazal destaca que a ideia é ouvir 1.060 ou 1.500 moradores-eleitores em cada um dos cinco municípios e incluir o maior número possível de reais pré-candidatos. “Queremos uma pesquisa plural e, ao mesmo tempo, a cada seis meses fazer o acompanhamento da evolução dos resultados, tendo assim, em 2024, uma curva de tendência clara e assertiva sobre o sentimento do eleitorado”.


Até o fechamento dessa matéria, a reportagem tentou, sem sucesso, falar com os representantes da Badra Comunicação. O instituto deve se posicionar apenas depois que a parceria for consolidada.


Fonte: Redação BS9


O portal de notícias dos motoristas da Baixada Santista

com os principais acontecimentos da região, além de

notícias do Porto, trânsito, serviços e transporte.

Endereço: R. Bittencourt, 111 - Vila Nova  - Santos - SP
WhatsApp: (13) 98176-2930
Email: jmreportagem@gmail.com

JORNAL MOTORISTA 2021 / 2025 - Todos os Direitos Reservados 

bottom of page